Mercado no Ar – Entrevista André George e Marcos Tenório

Mercado no Ar – Entrevista André George e Marcos Tenório

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02.05.2016 por Seabra Neto

André George e Marcos Tenório

André e Marcos

Agência de comunicação com foco em branding, web, editoriais, mídia, produção audiovisual e projetos especiais, a Kalulu, de Caruaru surgiu da necessidade de atender à demanda de mercado daquela região do agreste de Pernambuco no segmento de mídias digitais. Com apenas quatro anos de mercado, a agência já tem em seu portfólio trabalhos desenvolvidos para clientes não só em nosso estado, mas também em São Paulo, Salvador, Paraná e até em Paris. Para falar sobre a trajetória de sucesso da empresa, a coluna entrevistou, com exclusividade, o publicitário André George, sócio-diretor de Planejamento e Negócios e o designer Marcos Tenório, também sócio e diretor Criativo e de Negócios.

Seabra Neto – Vamos iniciar esta entrevista falando um pouco da trajetória da Kalulu. Como surgiu a ideia de criar a agência?

Marcos Tenório – A Kalulu surgiu de uma necessidade de mercado: em Caruaru e região não existia nenhuma agência que oferecesse o trabalho de mídias digitais. Observamos o crescimento desse segmento e não havia nenhuma empresa especializada que pudesse atender tal demanda. Normalmente, as agências do interior ofereciam apenas as mídias tradicionais e a Kalulu chegou para ampliar o leque de serviços oferecidos por agências de comunicação regionais.

André George – E, naturalmente, observamos outra carência da região: uma empresa especializada em branding. Normalmente, as marcas eram desenvolvidas por profissionais autônomos ou agências de publicidade. Criamos, então, nosso departamento de branding no qual trabalhamos todos os aspectos da criação e gerenciamento de marcas, seguindo metodologias projetuais próprias da área de design.

Seabra Neto – Todo começo é difícil. Quais foram as maiores desafios na implantação da Kalulu?

Marcos Tenório – Primeiro, a concorrência desleal: as práticas mercadológicas da região não favorecem quem está se inserindo no mercado. Segundo, cópia: o mercado local começou a oferecer os mesmo serviços que a Kalulu, de forma inadequada.

André George – Complemento esse cenário com o fator “leilão de preços”, com a utilização do descrédito pelo tempo de existência da Kalulu, sem levar em conta toda a formação e caminhada profissional minha e de Marcos. Respiramos fundo e nos apegamos aos nossos valores e diferencial competitivo. Foi uma jornada complexa e difícil, mas esse início nos mostrou que o nosso caminho é sair do lugar-comum das práticas de mercado e acreditar, cada vez mais, no DNA de nossa marca e na qualidade dos nossos serviços.

Seabra Neto – Quais as ações e cases que ajudaram a fixar a marca Kalulu no mercado publicitário de Caruaru?

André George – O que fixou nossa marca na região foi justamente a união entre branding e mídias digitais em parcerias com clientes como a UNICRED Centro Pernambucana, Café.com, Casttini Planejados Caruaru, Kivita Alimentos, entre outros; Bem como o desenvolvimento de projetos especiais para clientes, como o Shopping Difusora.

Marcos Tenório – Assim como o diferencial do meio digital, a Kalulu possui em seu DNA uma força a mais: o design, a criatividade. Os projetos desenvolvidos pela nossa equipe diferenciam-se da concorrência pela inovação e ousadia. Buscamos novos materiais e técnicas para o desenvolvimento de produtos que fortalecem a imagem dos nossos clientes: tornar a experiência dos frequentadores do Café.com algo mais intimista e próximo, quando desenvolvemos todo o branding do PDV, utilizando tecnologia laser para moldar materiais de mdf em peças como cardápio e porta-guardanapos. E quando, por exemplo, em um período de crise, criamos uma estrutura física que desafiou a gravidade para promover a campanha do Dia das mães do Shopping Difusora, ação com a qual o cliente obteve expressivo crescimento nas vendas dos produtos expostos, selecionados pela consultora de moda e estilo Dady Parra, com quem trabalhamos em conjunto.

Seabra Neto –  A Kalulu se define como uma agência de Comunicação com foco em branding, web, editoriais, mídia, produção audiovisual e projetos especiais. Como vocês conseguem administrar essa demanda no dia a dia?

André George – É um desafio diário. Equilibrar a gestão de criatividade com as dinâmicas de negócios tira você da zona de conforto diariamente. Eu tive a oportunidade de desenvolver na minha caminhada um viés de gestão através das vivências profissionais em ambientes corporativos, e isso me dá bagagem para poder colocar ordem em nossa pauta. Todos os clientes têm urgências e necessitam ser atendidos. Alinhar isso com o timing e processos dos nossos criativos necessita respeitar uma linha tênue, porém extremamente sensível, que é a forma de acessar essas pessoas. Não é fazer a equipe vestir a camisa por vestir, é conscientizar cada um a dar sua importância como agente facilitador, para que nossas propostas possam se concretizar como elementos determinantes, para que o DNA da Kalulu possa fazer valer seus valores, conceito e relevância.

Marcos Tenório – Chefiar a criação é lidar com anseios de clientes e da equipe criativa com o objetivo de superar as expectativas, ao mesmo tempo estando alinhado com as tendências de mercado, o que não é fácil. Para isso, contamos com o apoio de uma boa rede de fornecedores e colaboradores que entendem nosso DNA, agregam valor ao nosso trabalho e cumprem prazos.

Seabra Neto  – De acordo com o portfólio da agência, a Kalulu atende clientes não só em Pernambuco, mas em São Paulo, Salvador, Paraná e até em Paris. Como vocês conseguiram esse desempenho em tão pouco tempo de mercado? E quais os trabalhos desenvolvidos para esses clientes?

André George – Esse desempenho se deve muito a um dos nossos valores: proximidade. Não tratamos clientes, equipes, fornecedores e parceiros como números. E isso gera um feeling diferente na construção de nossas relações de negócios. A frieza dos processos de network não nos interessa, seria falso de nossa parte ter essa postura, não está em nosso DNA. A dinâmica que fomentamos com clientes já estabelecidos, bem como com clientes em prospecção, é a da parceria: juntos, somos fortes e podemos ir muito longe. E, como todo rio segue seu curso, esse trato abre naturalmente as portas de que necessitamos para o fortalecimento de nossa marca e geração de negócios.

Marcos Tenório – Um case interessante envolve um dos nossos clientes que está locado em Paris e que nos conheceu pelas redes sociais: ele buscava uma empresa que desenvolvesse seu branding e que tivesse diferencial criativo; então, ele nos contatou e após algumas reuniões via skype, desenvolvemos sua identidade visual composta por marca, papelaria, padrão para redes sociais, bem como estamos iniciando o desenvolvimento do seu website. Sendo que, em paralelo, já estamos em processo de pesquisa para o incremento da estrutura física e ações do seu PDV, levando em conta o DNA de sua marca e o perfil de seu público.

Seabra Neto –  Vocês acabaram de firmar parceria para atender, solidariamente, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – Nacc. Como surgiu a oportunidade de firmar essa parceria?

André George – A oportunidade surgiu através de uma amiga minha, que viu na Kalulu Design & Comunicação um perfil que poderia dar muito certo no desenvolvimento de um trabalho consistente com o Nacc. Após o contato estabelecido, iniciamos um processo gradual de aprofundamento da proposta e a construção do nosso vínculo. Inicialmente, nossa parceria teve foco na Região Agreste e, com a evolução da parceria, hoje temos a felicidade de ser oficialmente a agência solidária do Nacc.

Seabra Neto – Qual a importância de desenvolver um trabalho solidário para o Nacc?

Marcos Tenório – Acreditamos que as pequenas ações fazem a diferença na vida das pessoas e é com essa crença que fortalecemos os nossos elos. Trabalhar com o Nacc, além de ajudar a desenvolver um pensamento consciente e voltado para o social no público, ajuda-nos a sentir que fazemos a nossa parte para mudar a realidade de milhares de crianças e adolescentes que hoje precisam de um amparo durante seu tratamento. Nós cremos que é o mínimo que podemos fazer e desejamos que essa parceria cresça cada dia mais e nos leve a resultados cada vez mais expressivos.

André George – Este trabalho também nos estimula como empreendedores: faz parte do DNA de nossa empresa ser a diferença não apenas na caminhada de nossos clientes, mas, acima de tudo, na sociedade em que vivemos. Ganhar dinheiro é ótimo e nós adoramos. Porém, existir como empresa apenas nessa dinâmica não nos eleva ou estimula, precisamos de um sentido real para existir. E trabalhar com o Nacc, instituição que há 30 anos apoia vidas e estimula a construção e um mundo melhor, nos mostra que estamos no caminho certo: o do equilíbrio entre negócios e ação social.

Seabra Neto – A agência já desenvolveu alguma campanha para o Nacc? Quais são os próximos trabalhos?

Marcos Tenório – Inicialmente, desenvolvemos algumas campanhas para conscientização do Agreste, pois é uma região que pouco conhece o trabalho do Nacc. Em agosto do ano passado, fizemos uma campanha mais forte para o MCDia Feliz. No final de 2015, fomos convidados a fazer uma campanha de venda de camisetas e canecas assinadas. Esse trabalho funcionou tão bem, que fomos convidados a assumir, em 2016, as campanhas principais. Este ano, iniciamos com a campanha de Páscoa e do Dia das mães. Por outro lado, já estamos preparando a campanha do 15º Forró do Nacc. Alguns novos projetos estão começando a ser discutidos no intuito de interiorizar os eventos do Nacc, para que aumente a força da marca, já consolidada na RMR, no Agreste e Sertão do estado.

Seabra Neto – Para encerrar, como vocês avaliam o trabalho que vem sendo realizado pelo mercado publicitário do interior do estado?

Marcos e André – Nos últimos anos, com a chegada de cursos superiores como Design e Comunicação Digital no interior do estado, dá pra perceber uma mudança na qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas agências da região. Ainda há muito terreno a ser conquistado, nós sabemos disso, mas estamos percebendo cada vez mais a recepção dos clientes para novas ideias. A compreensão da importância da comunicação está chegando cada vez mais facilmente a mais empresas de todos os tamanhos e nos orgulhamos de fazer parte dessa mudança de pensamento e significação do trabalho de comunicação.

 

Fonte: http://mercadonoar.com.br/mercadonoar/2coluna-mercado-publicitario.aspx?ssId=779,775,771,767,763,759